
Sempre que começamos um negócio, cometemos erros até pegar o jeito da coisa, principalmente quando não se tem uma agência de comunicação te amparando. Afinal, errar é humano e estamos sujeitos a cometê-los em maior ou menor grau. Mas quando você tem uma equipe trabalhando especificamente para atingir um resultado, não tem como dar errado.
Talvez o seu negócio não esteja atingindo o seu verdadeiro potencial por conta desses erros. E tudo bem porque ninguém nasce sabendo como trabalhar uma comunicação 360º e como eu já disse anteriormente, é sempre melhor deixar para os especialistas em marketing digital 😉
Nesse post, listarei sete erros que podem estar impedindo que seu negócio tenha sucesso. Vamos lá!

1. Misturar conteúdo de perfil pessoal com profissional
Isso é um erro crasso que acontece muito. NÃO misturem os perfis nunca, never, jamais!
O que você quer de verdade é vender o seu produto ou serviço, então não tem porquê expor a sua vida pessoal. Na verdade, a mistura de conteúdos atrapalha o foco do que você quer passar. Quem busca a sua marca, ou mesmo quem chega ao seu perfil por outro motivo além da necessidade, está atrás do seu produto/serviço, especificamente. Outro conteúdo que não esteja relacionado ao que ele está buscando pode fazer com que ele desista da sua marca e vá atrás de outra.
A criação de um perfil profissional é uma das primeiras ações que uma agência de comunicação estabelece quando elabora uma estratégia para um cliente. E também organizam um cronograma de postagem, após avaliação de comportamento do público e definição de nicho.
2. Estar presente em TODAS as redes sociais – sem precisar
Você sabe que é necessário estar presente nas redes sociais, né? Mas isso também não significa que você tenha que estar em absolutamente todas disponíveis.
O avanço da tecnologia permitiu o crescimento de comunidades e gerou a necessidade de redes sociais. Por isso hoje temos várias como o Instagram, TikTok, Twitter, Facebook, Tumblr, LinkedIn, Telegram, Snapchat, Pinterest … são inúmeras, com focos diferentes – que às vezes mudam por conta da concorrência. Como a criação dos stories no Instagram, na época em que o Snapchat fazia sucesso por aqui.
Por haverem esses diferentes formatos, é necessário saber quais os hábitos do seu público, qual é o seu nicho e como ele se comporta.
Novamente, especialistas de agências de comunicação estão sempre por dentro das tendências de mercado, estudando os comportamentos de público e suas mudanças.
3. Falta de atualização de conteúdo
Se você vai criar um perfil em uma rede social, tem que estar presente constantemente. Não apenas há a preocupação em competir com outras marcas do segmento, mas os algoritmos também devem ser considerados na equação. Contas que não atualizam o conteúdo regularmente ficam “para trás”, porque os algoritmos destacam aqueles que se mostram mais presentes.

Você deve ter visto ou ouvido falar do cronograma da influenciadora digital Boca Rosa (Bianca Andrade), que deu o que falar nas redes. O conteúdo pode parecer meio absurdo para alguns, mas é inegável o planejamento bem elaborado e segmentado para o público que a acompanha. E para uma influenciadora digital do alcance dela, são medidas cabíveis, afinal ela também tem fortes concorrentes disputando pelo topo.
Esse é apenas um exemplo, obviamente. É uma ilustração de como um bom time de especialistas em comunicação elabora um planejamento estratégico de marketing digital. Eles conhecem o público, sabem como ele se comporta e qual é a frequência necessária para postagem de conteúdo. Dessa forma é melhor deixar o trabalho para eles, até porque, planejar e executar tudo isso sozinho não é mole!
4. Vídeos – o novo must do marketing digital
E aproveitando que estamos comentando sobre algoritmos, se você é aquela pessoa atenta às redes sociais, deve ter percebido que os vídeos têm tomado conta do espaço cada vez mais, certo? Isso não é à toa.
Plataformas como TikTok e Kwai já existiam antes da pandemia de covid-19, mas foi durante o período de isolamento social que eles tiveram um boom exponencial entre os públicos em geral. O que fez com que redes como Instagram lançassem novos recursos, como o Reels (lembram que lá em cima eu falei dos Stories x Snapchat?)
Mas aí entram mil fatores como questão de qualidade de vídeo, conteúdo, periodicidade … de novo: planejamento e execução são complicados em cada etapa. Também é preciso estar atento às tendências, tags, formatos … é, e quem faz sozinho nem sempre tem a garantia que vai dar certo. É por isso eu digo e repito: contrate especialistas em marketing digital!
5. Identidade visual quando não é criada por uma agência de comunicação
Uma boa identidade visual significa credibilidade aos olhos do cliente, principalmente se você atua somente no meio digital. Aquele perfil sem logo, desorganizado, sem informações destacadas e etc. passa uma imagem dúbia, suspeita.
Porém, mesmo com você sendo um ninja do Canva, não é o suficiente. Você tem que manjar de design & estratégia, e já aviso que design não é só posicionar figuras combinando cores bonitas, viu? É preciso saber estudo de cores, tipografia e muito mais. Sabe quem tem todas essas noções? Especialistas em design de agências de comunicação!
São eles que sabem que é necessário um formato diferente para cada meio, a dimensão exata para cada um, como cores e design devem ser harmonicamente padronizados e etc.
6. Harmonização de postagens
E pegando o bonde do assunto sobre harmonização (nada a ver com a facial, tá?), vamos relacionar às postagens. Pode parecer besteira para alguns, mas um feed padronizado em estilo e conteúdo faz toda a diferença no funil de vendas.
Pense em abrir aquele perfil no Instagram e logo você vê as imagens combinando com as cores e com o que está sendo apresentado … você se sente atraído por aquela marca, invoca um prazer visual que nos instiga.
Essas tarefas exigem que você elabore e siga à risca um cronograma bem completo, além de ter as noções de design citadas no item anterior. É por isso que bons designers são essenciais em agências de comunicação.
7. Estruturação das redes
Pode ser meio óbvio, mas só para reiterar: uma rede social mal estruturada, sem todas as informações necessárias fazem com que o cliente desista do seu produto/serviço.
Por exemplo, no Instagram é necessário que seu perfil profissional tenha a bio clara, destacando dados importantes para o seu negócio e, se você quiser que o cliente acesse um site ou outro canal externo, é necessário um link de redirecionamento.
Ainda tomando o Insta como exemplo, é indispensável ter os Destaques organizados, com as capas padronizadas de acordo com a identidade visual e todas as informações como horário de atendimento, feedback e etc. E também deve conter a URL amigável, sabe aquele link curto, com as palavras objetivas e que parece confiável? Então, além da credibilidade, ele também influencia no SEO da página.
Agências de comunicação trabalham com técnicas SEO e possuem experts em seu time para estruturar redes sociais e otimizar conteúdos, atentos às mudanças do site de pesquisa mais famoso do mundo.
E aí, já cometeu alguns desses erros? Que tal agendar uma consultoria grátis com o nosso time de especialistas em comunicação para ver o que você pode melhorar no seu negócio? Clique aqui e agende agora!